Como criar uma marca para artesanato

Esse artigo foi escrito para responder a dúvida da Juliana da Caprichos da Juju. Faça como a Juliana… Coloque um comentário com sua dúvida e responderei

A primeira impressão é a que fica…a primeira impressão deve ser sua identidade e essência de seu trabalho.

Normalmente a logomarca é a primeira impressão ou o primeiro contato que o seu cliente ou tem com seu negócio.

A logomarca é parte integrante da imagem(sua marca, sua identidade) que gostaria de transmitir ao seu público. Portanto, antes de tudo saiba qual é sua identidade…

Basicamente para criar uma logomarca existem dois pontos a serem explorados: Nome e simbolo(logotipo).

Qual nome escolher?

O nome da marca é muito importante e deve através dele identificar quem você é ou o que você faz. No mercado de artesanato, geralmente existem duas abordagens relacionadas ao nome

Nome do artesão: Essa abordagem normalmente é usada quando o artesão trabalha com mais de um técnica de artesanato. A desvantagem é a não associação com a atividade

Ex: Artes da Bia, Atêlie Sonhos de Maria, Cantinho da Eliza.

Nome relacionado ao tipo de artesanato: Nesse caso a identificação com a atividade é imediata, pois a mesma está inserida no nome.

Ex: Sonhos Doce Biscuit, Cantinho do E.V.A.

Uma alternativa interessante é a junção do nome do artesão com a atividade. Por exemplo: Biscuit da Marga, Joana Pachwork. Dessa forma é possivel criar uma ligação imediata da atividade com o artesão.

Criando o Logotipo ou Símbolo

Logotipo é a representação gráfica da marca. Seu objetivo é trazer uma identificação visual imediata com a marca.

O logotipo pode ser um desenho, imagem ou até mesmo o próprio nome trabalhado com uma fonte apropriada.

Normalmente não sabemos como fazer o logotipo ou, então, não disponibilizamos de verba para contratação de um profissional, nesse caso minha sugestão é:

1. Explore os mais variados tipos de fontes gratuitas existente na internet….tenho certeza que você irá encontrar alguma que irá criar uma identificação imediata com seu negócio.

Alguns sites de fontes gratuitas:

1001 fontes Free – Esse site possui lindas fontes estilizadas. Vale a pena navegar e conferir os mais variados tipos de fontes.

Dica: Na fonte escolhida clique em “Custom Preview”. Você poderá simular e visualizar como ficará o nome da sua marca.

NetFontes – Muiiitaas fontes dos mais variados tipos. Permite visualizar o texto na fonte selecionada e também permite a criação de logotipos direto no site.

Dica: Na função “Criar logotipo” é possivel selecionar a cor do logotipo

2. Procure por sites de vetores e gifs gratuitos. Neles você poderá encontrar a imagem que está procurando ou ter uma inspiração.

Como site de vetor eu indico:

Freepik – Festival de imagens, gifts e vetores. Faça busca por “logotipo” ou “artes”

3. Conheça as ferramentas online gratuita de desenvolvimento de logo. Existem vários site de criação de logo(faça uma pesquisa no google por “logo maker free”). Vou deixar dois aqui que conheço:

Free Logo Service – Tipo “bom e barato” permite você criar seu logotipo rapidamente. Escolha a categoria, texto, design e pronto. É só baixar o logotipo para seu pc.

Online Logo Maker – Ferramenta muito intuitiva. Clique em “online logo maker” para abrir o aplicativo de desenvolvimento.

Finalmente, se você disponibilizar de verba para investir faça uma visita ao We Do Logo. Esse site apresenta seu projeto para uma rede de designer cadastrados que irão desenvolver sua logo e depois você escolhe um dos projetos pagando por ele a partir de 12x R$27,39

Vale a pena, estudar, pesquisar e ouvir a opinião de amigos a respeito de sua logomarca(nome+logotipo), pois é justamente através dela que será transmitida a essência e identidade de seu negócio.

Gostou?Tem alguma dúvida? Faça um comentário…

2 Comentários

  1. Ana Paula Oliveira de Souza

    Bom dia

    Estou muito em dúvida de como escolher o nome da marca porque queria atrelar ao meu nome, mais é muito comum, depois pensei em fazer com as iniciais do nome dos meus filhos Maria Eduarda , Ana Luiza e Murilo, mais não consegui…..

    Trabalho com caixas MDF, aromatizantes, sabonete liquido, gel , cupcake, bricadeiro, popcake… etc….
    podem me ajudar?

    Responder
  2. Marly gomes

    como faço para criar um nome para meus ateresanato

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>